Este curso pretende desenvolver o conhecimento sobre os requisitos básicos para a elaboração e implementação do manual de Boas Práticas de Fabricação para empresas produtoras de alimentos e similares, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada n.o 275 (RDC 275) de outubro de 2002. Cada aula possui um vídeo onde o Instrutor comenta em detalhes de todos os requisitos e exemplifica com experiências e vivências de sua trajetória como Gestor na área de allimentos.
O conteúdo deste curso será de grande valor para todo o estabelecimento que tenha como objetivo produzir alilmentos de qualdiade e isentos de contaminação. Cada Módulo possui um grande valor na implementação no ambiente de trabalho. Começando pela qualidade da água, que deve ser potável, evitando que a contaminação se faça presente nos alimentos produzidos. O combate às Pragas Urbanas é outro item fundamental para se evitar a contaminação destes alimentos. Ainda a Conduta Higiênica dos Manipuladores é um ponto essencial para se produzir allimentos de qualidade. A Contaminação Cruzada também deve ser um passo importante nos cuidados com os alimentos produzidos. A separação da Área Suja e Área Limpa torna a produção mais eficiente, de maneira que quem trabalha numa área não pode ter contato com os funcionários da outra.
A origem dos insumos e embalagens também deve ser controlada, de forma que não se tragam de fora elementos que facilitem a contaminação interna. Tudo isso deve ter nota fiscal e documentação de origem. Já os equipamentos e máquinas devem passar por rígido Plano de Manutenção mecânica e elétrica, de maneira preventiva e corretiva.
São estes alguns dos elementos mais significativos do Programa de Boas Práticas de Fabricação que você vai conhecer a partir de agora.