A garantia de qualidade nos serviços de saúde é um processo complexo, multifacetado e que envolve todos os profissionais da Instituição. Além disso, engloba diversos componentes e conceitos, como implementação e padronização de práticas baseadas em evidências, melhoria contínua dos processos e educação continuada e qualificada de todos os profissionais que compõe a organização de saúde. Trata-se de uma prática essencial para que os pacientes recebam atendimentos e tratamentos eficazes e com a devida segurança.
As ações sistemáticas da qualidade contribuem de forma significativa para redução dos riscos, a um mínimo aceitável, associados aos processos e serviços executados, aumentando a satisfação dos pacientes na profunda e, muitas vezes, longa jornada dentro do serviço de saúde.
Empresas de saúde que investem na gestão da qualidade apresenta diversas vantagens, como; redução de gastos associados a perdas, erros e falhas, aumento da satisfação do paciente no seu percurso no estabelecimento de saúde e prestação de serviços com excelência. Dessa maneira, destacam-se no mercado.
Empresas que adotam a abordagem focada na excelência e busca por melhorias contínuas na prestação dos serviços oferecem atendimento de alto padrão, conquistam e fortalecem as relações de confiança com os pacientes e, assim, alcançam o sucesso e liderança no setor de saúde.